Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Portal Amipão

Fala dos Presidentes

VINÍCIUS DANTAS
Presidente da Associação Mineira da Indústria da Panificação

Prezados associados,

Para atravessar momentos de crise e prosperar, o segmento da panificação enfrenta diariamente muitos desafios. Entre eles, a mudança na relação da padaria com seu público, tornando-se hoje uma prestadora de serviço; a concorrência, por vezes desleal, que engloba a venda ilegal de porta em porta por balaieros; a alta rotatividade da mão de obra; a dificuldade de contratação de equipe qualificada; a baixa produtividade da nossa mão de obra; o custo elevado de equipamentos; e a divisão de clientes com os diversos outros segmentos que vendem produtos de fabricação de padaria.

Porém, também existem ferramentas para prosperar. Após uma trajetória de 30 anos no segmento da panificação, incluindo atuação em cargos políticos e na vice-presidência tanto do SIP quanto da AMIP, inicio esta jornada preparado para fortalecer o segmento, aprimorando o bom trabalho realizado até agora pelas gestões anteriores. Em minha gestão, foco será a prospecção de boas parcerias, que tragam lucratividade para o empresário, e o incentivo ao diálogo entre panificadores e empresários de outros setores, que passam por problemas semelhantes aos nossos. Pretendo estreitar a interlocução com o governo para barganhar boas condições para o crescimento do setor. Irei cobrar do Executivo ações concretas que respaldem a atuação legítima dos panificadores.

Além disso, vamos trabalhar para ofertar cursos mais duradouros, não apenas para formar o ajudante, o aprendiz, mas para qualificar os próprios profissionais que já estão alocados na panificação. Poderão contar com a Amipão sobretudo as empresas de pequeno e médio porte, que muitas vezes ficam distantes das boas negociações. Os novos tempos exigem mais. É preciso investimento nas pessoas e nos negócios. Precisamos unificar os nossos esforços, apoiar quem nos apoia, e criar unidade que nos fortalece perante o mercado. De nós, os panificadores podem esperar bastante trabalho e dedicação.

Um abraço, 

 

Vinícius Dantas (AMIP)

Presidente da Associação Mineira da Indústria da Panificação




JOSÉ BATISTA DE OLIVEIRA

Presidente do Sindicato da Indústria da Panificação de Minas Gerais

Caros associados, 

O segmento da panificação encontrou, no ano de 2017, boas oportunidades de recuperação proporcionadas pela Amipão. Ao longo do ano, oferecemos aos nossos associados diversos eventos de capacitação e relacionamento, com destaque para duas novidades apresentadas em 2017: os quatro encontros de lideranças regionais —Oeste, Nordeste, Barreiro e Centro-Sul—, que levaram capacitação de qualidade para perto dos gestores, otimizando tempo e proporcionando a participação de mais lideranças; e o curso de Formação para Gestores, em sua primeira turma, que objetiva a formação de jovens empresários do segmento da panificação em gestão para o seu negócio e sucessão tanto das empresas, quanto das entidades sindicais. 

Outros dois grandes eventos selaram a articulação da entidade em 2017: o 58º Jantar do Panificador, maior e mais tradicional evento do setor da panificação mineira, reuniu empresários, fornecedores, autoridades e convidados em comemoração ao Dia do Panificador, no dia 7 de julho no Jaraguá; e a 31ª Superminas Food Show, realizada de 17 a 19 de outubro, no Expominas, onde os empresários tiveram acesso às inovações do segmento e fizeram grandes negócios. 

Além disso, ampliamos a nossa representatividade e interlocução no cenário nacional e internacional, participando de congressos e convenções promovidos fora do estado. Para fomentar o aumento das vendas, ações como o Festival de Bolos, e a promoção Natal premiado se mostraram efetivas no relacionamento com o cliente. E, especialmente para apoiar o empresário em um dos grandes desafios do negócio, a Amipão oferece o serviço de Recrutamento e Seleção, que faz a ponte entre o panificador e os candidatos em busca de oportunidades de trabalho. 

Com toda esta expressividade, podemos garantir que em 2018 teremos ainda mais força e, principalmente, resultados para divulgar.

 

José Batista de Oliveira (SIP)

Presidente do Sindicato da Indústria da Panificação de Minas Gerais